JORNAL do FACEBOOK

JORNAL do FACEBOOK
para entrar clica na foto

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Surdocego

O dia Mundial da Surdocegueira é comemorado em 27 de junho, dia do nascimento da escritora Hellen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado. "Não queremos ser parte de histórias mal sucedidas encarceradas em ambientes pobres de estimulação. Deixem-nos ser parte de histórias bem sucedidas". A frase é do surdocego gaúcho Alex Garcia. Para ele, cuja a frase-reflexão foi escrita no ano de 1997, tornou-se um marco, uma bandeira, na luta pelos Direitos das Pessoas Surdocegas e assim, sustentou a esperança em melhores dias. Em 2001 ilustrou a contra-capa do livro "Participação e Actividade para alunos com Multideficiência e Deficiência Visual" que foi produzido em Wursburg, na Alemanha, em resultado do projeto Europeu Impact MDVI, que reuniu profissionais de oito países.

Para Garcia, “A Surdocegueira é a deficiência que mais “afeta” a essência da sociedade, porque leva a distância imposta pelas perdas visuais e auditivas, assim como a impaciência que se gera pelas dificuldades de comunicação. Desta maneira, remete as pessoas surdocegas a condição mais temida pelos seres humanos: o “estar sozinho” como sinônimo de abandono, distinto de “solidão” que se pode eleger e desfrutar quando não se tem medo de si mesmo”.

Saiba mais:

A Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos (AGAPASM) tem como atribuições desenvolver, Apoiar e Orientar Políticas Públicas que fundamentem o Pleno Desenvolvimento dos Surdocegos e Multideficientes, como também de suas Famílias, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo por Base seus Direitos Adquiridos de Liberdade, Autonomia, Desenvolvimento e Participação Social - Humanitária como todo e qualquer Cidadão, considerando sempre suas Condições e Particularidades Únicas e Indivisíveis, somando - se o Respeito e Consideração a seus Juízos de Valor, sua Cultura, Crenças e Tradições.


Nenhum comentário: