JORNAL do FACEBOOK

JORNAL do FACEBOOK
para entrar clica na foto

sábado, 25 de agosto de 2018

Câncer Infantil

A Doença



Ninguém espera que uma doença como o câncer possa atingir alguém com tão pouco tempo de vida. É por isso que muitos pais ficam aflitos quando descobrem que o seu filho tem a doença. Felizmente, com os avanços da pesquisa e dos tratamentos, o câncer infanto-juvenil – uma das causas de mortes não acidentais mais comuns entre crianças e adolescentes – já pode ser derrotado quando diagnosticado a tempo.

Os pais devem ficar atentos a problemas que não somem. Após o diagnóstico devem procurar tratamento imediato que, se aplicado nas fases iniciais da doença, permite a cura em cerca de 70% dos casos.

Câncer Infantojuvenil
no Brasil



De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer anualmente no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia e é considerada a primeira causa de morte por doença na população infantojuvenil.

Pesquisas nacionais e internacionais ainda não conseguiram desvendar o que pode desencadear o câncer pediátrico, mas já é sabido que ele é causado por alterações em células embrionárias. Por isso, a prevenção não é possível e o diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura.

A boa notícia é que em centros médicos especializados no tratamento da doença, como o Hospital do GRAACC, a taxa de cura média é de 70%, comparável a países de primeiro mundo. É nesta lacuna assistencial de promover tratamento adequado com qualidade de vida nos casos não atendidos no país, principalmente os de maior gravidade, que o GRAACC atua.

Tipos de Tumores



Atualmente, os métodos utilizados no tratamento do câncer infantil garantem altos índices de cura, perto de 70%. Mas, para se chegar nesse patamar, é fundamental o diagnóstico precoce.

Muitos dos sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, é preciso voltar ao médico e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.


Os sinais e aos sintomas da doença são:

dores de cabeça pela manhã e vômito

caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem

dores nas pernas  que não passam e atrapalham as atividades das crianças

manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas

aumento de tamanho de barriga

brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash

Conheça os tipos de câncer mais comuns em crianças e saiba mais sobre os tratamentos:

LEUCEMIA

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

LINFOMA NÃO HODGKIN

NEUROBLASTOMA

TUMOR DE WILMS

SARCOMAS DE PARTES MOLES

TUMORES ÓSSEOS

RETINOBLASTOMA

DOENÇA DE HODGKIN

HISTIOCITOSE

TUMORES GERMINATIVOS

Direitos do Paciente



Todo paciente de doenças graves, como é o caso do câncer infanto juvenil, tem garantido pela Constituição Federal uma série de direitos que devem ser respeitados.

Todo o cidadão residente no Brasil, acometido de qualquer doença, tem direito a receber tratamento pelos órgãos de assistência médica mantidos pela União, pelos Estados e pelos municípios (SUS).


Nenhum comentário: