JORNAL do FACEBOOK

JORNAL do FACEBOOK
para entrar clica na foto

sábado, 3 de novembro de 2018

A Casa adaptada para Cadeirante

De uma hora para outra, surge a necessidade de tornar a sua casa adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção. E, seja por um evento permanente ou provisório, os membros da família muitas vezes se veem perdidos, sem saber por onde começar. Em geral, uma moradia acessível possui os atributos tanto para pessoas com deficiência como para idosos.

Perguntas do tipo: Será que teremos que mudar para uma casa térrea? Tenho que colocar corrimão nas escadas? E a altura da cama, qual é a ideal? O banheiro tem que ter quantas barras? Qual é a melhor inclinação para a rampa?

Essas questões são apenas o início de uma longa e árdua trajetória, em busca de conforto para quem tem dificuldade de locomoção. Muitas vezes medidas simples podem ser tomadas. Entendemos que cada situação é única e demanda uma atenção particular. Nesse sentido, nossa equipe desenvolve projetos residenciais de acessibilidade específicos com foco na necessidade inerente a cada um.

É sempre bom o exercício de nos colocarmos em outras perspectivas e analisarmos o mundo à nossa volta com um olhar mais apurado e cuidadoso. Hoje trouxemos uma especial atenção para o dia-a-dia de um cadeirante e suas questões particulares de locomoção e acessibilidade, que envolvem acirrado envolvimento com o universo da arquitetura e do design como um todo.

Em poucas palavras, vamos descobrir formas racionais de trazer a acessibilidade para dentro de casa, como também opções legais de tornar esse processo bonito e cheio de personalidade. Se você é um cadeirante e gostaria de deixar a sua casa ainda mais elegante ou criativa, essas dicas poderão inspirá-lo(a) a trazer novidade e ao mesmo solucionar questões básicas.

Entes de tudo, para os mais desavisados, vale a pena conferir a norma brasileira ABNT NBR 9050, que rege todas as dimensões e tamanhos ideias para facilitar o processo de adaptação de uma residência. Mas indo além, busque nessas ideias que trouxemos aqui algumas inspirações e toques imperdíveis para tornar esse processo gostoso e original!

De acordo com as normas oficiais de acessibilidade, encontramos nas rampas a melhor forma de adaptar degraus ou desníveis, o que é essencial para a boa locomoção do cadeirante. Neste exemplo, o trabalho de carpintaria criou um lindo jardim integrado à rampa, tornando o espaço bonito, agradável e perfeitamente adaptado.

Para começar, trouxemos este exemplo de apartamento criado de forma genial para uma família que necessitou de uma adaptação para cadeirante. O primeiro e mais importante passo é tornar as portas e corredores suficientemente largos, para permitir a locomoção sem obstáculos. Uma forma de aproveitar a deixa, é incorporar uma porta de design elegante e apostar em bons e bonitos revestimentos de parede para trazer elegância.

Mesmo que você não tenha uma sala grande como esta, vale a reflexão para trabalhar o layout dos móveis de forma cuidadosa. É necessário deixar espaço de circulação entre eles. E no caso de uma sala menor, a solução poderia ser remover a mesa de centro e, se possível, integrar a sala de jantar com a sala de estar. Quanto menos portas e paredes, mais iluminado o espaço fica e muito mais acessível e gostoso para todos

Para uma pessoa com locomoção reduzida, o banheiro é o ambiente de mais cuidado, pois necessita de adaptações precisas para garantir sua segurança e comodidade. Nestes dois exemplos que trouxemos, os banheiros receberam barras, espelho inclinado e espaço suficiente de acordo com a norma brasileira.

Na área do banho, o piso antiderrapante ajuda bastante, sendo primordial. Aqui os equipamentos e acessórios formam incluídos para completar a usabilidade do banheiro.


Nenhum comentário: