JORNAL do FACEBOOK

JORNAL do FACEBOOK
para entrar clica na foto

sábado, 27 de janeiro de 2018

Tratamento da Surdez

tratamento da surdez depende da causa. O primeiro passo é identificar se realmente você está com dificuldade para ouvir. Neste processo algumas perguntas podem ser úteis:

- Você sente que a sua audição diminuiu nos últimos tempos?

- Está com dificuldade para acompanhar conversas em grupo?

- Ouve mas não entende o que as pessoas dizem?

- Amigos ou familiares disseram que você tem ouvido rádio ou televisão em um volume muito acima da média?

Você sabe o que é surdez? É a deficiência auditiva, que pode ser congênita ou adquirida. Saiba mais sobre os principais tipos de surdez a seguir:
Surdez congênita

Na surdez congênita a criança adquire a deficiência durante a gestação. Em casos como este, a aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por:

    Medicamentos tomados pela gestante;
    Doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose;
    Hereditariedade;
    A exposição da mãe a radiações e problemas no parto;
    O fato de a criança nascer antes ou depois do tempo;

Deficiência auditiva (perda auditiva) é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons.

As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento. Na maioria dos casos deficiência auditiva não pode ser curada. Deficiência auditiva é, normalmente, tratada com o uso de aparelhos auditivos.

Causas de deficiência auditiva

Deficiência auditiva pode ser causada por vários fatores, mas envelhecimento e ruído são as duas causas mais comuns. Perder a audição com a idade é uma consequência natural. Nossa capacidade auditiva piora aos 30 e 40 anos de idade, e daí para frente. Mais da metade das pessoas, ao atingir 80 anos de idade, sofre significantemente de deficiência auditiva, conhecida como perda auditiva relacionada à idade, Presbiacusia. Outro motivo comum de deficiência auditiva é  exposição a ruídos. Deficiência auditiva pode ser uma consequência de se viver em um mundo ruidoso. Tais ruídos surgem do nosso ambiente de trabalho ou exposições a ruídos, como ruídos de motores ou som alto em show de rock, clubes noturnos, discotecas, como também com o uso de aparelhos estéreos, com ou sem headphones. O uso elevado de aparelho mp3 aumenta os efeitos de deficiência auditiva.

Deficiência auditiva pode também ocorrer como resultado de outros fatores, e pode ser causada por:

Algumas doenças e infecçõesCertos tipos de síndromesMedicamentos e fármacosDanos no ouvidoLesões na cabeçaMalformações congênitas do ouvido ou entupimento no ouvidoTumores na cabeçaAlcoolismo e tabagismo

Leia mais sobre as causas de perda auditiva.


Tipos de deficiência auditiva

Perda auditiva pode ser sensorioneural, condutiva e mista. A perda auditiva sensorioneural é causada devido a danos ocorridos na célula ciliada no ouvido interno.  A perda auditiva relacionada à idade, conhecida também como Presbiacusia é um tipo de perda auditiva sensorioneural , e a perda auditiva induzida por ruído é uma perda auditiva permanente causada por exposição prolongada a níveis altos de ruído.

Perda auditiva condutiva é uma deficiência auditiva em que a habilidade auditiva para conduzir o som para o ouvido interno é  bloqueada ou reduzida.

Se houver problemas ao conduzir o som para o ouvido interno e as células ciliadas, no ouvido interno,  forem danificadas, ao mesmo tempo, isso chama-seperda auditiva mista. Uma combinação de perda auditiva condutiva e perda auditiva sensorioneural.

Perda auditiva pode ser também perda auditiva bilateral ou perda auditiva unilateral.

A pessoa pode ter também perda auditiva só em um ouvido. E isso é chamado de perda auditiva unilateral ou surdez unilateral. A perda auditiva em ambos os ouvidos é chamada de perda auditiva bilateral.

Perda auditiva pode ocorrer súbitamente, de um dia para outro, o que é conhecido como perda auditiva súbita.

Em alguns casos a perda auditiva pode ser oculta, que é um tipo de perda auditiva que não pode ser medida através de um teste auditivo comum. A pessoa pode ter perda auditiva oculta se tiver dificuldade de ouvir em situações com ruído de fundo.

Sintomas de deficiência auditiva

A maioria dos casos de perda auditiva desenvolve-se gradualmente, e os sintomas são frequentementes difíceis de serem reconhecidos. Se você tem experimentado alguns sinais relacionados à dificuldade de ouvir, você deve contatar seu médico, ou um audiólogo para que seja feito um teste auditivo. Leia mais acerca dos sintomas de perda auditiva.Como testar sua audição?

Um teste auditivo é constituído de vários exames, os quais quando feitos juntos podem determinar se você sofre ou não de perda auditiva e qual é o grau, a intensidade dessa perda. Um teste auditivo é feito por um profissional de audição com equipamentos profissionais. Você pode, todavia, ter uma ideia de como estar sua audição através do nosso teste auditivo online.

Definição de deficiência auditiva

Deficiência auditiva é dividida em categorias, e as categorias mais comuns da classificação de deficiência auditiva são: suave, moderada, severa e perda auditiva profunda.

Se você tem deficiência auditiva suave, o som mais baixo que você pode ouvir, quando sua audição está em ótimas  condições é  entre 25 e 40 dB (decibéis). E ao ter deficiência auditiva moderada, o som mais baixo que você pode ouvir, com as mesmas condições auditivas mencionadas anteriormente, vai de 40 e 70 dB; e se você tem deficiência auditiva severa, diante das condições auditivas já citadas, o som mais baixo que você pode ouvir é entre 70 e 95 dB. E caso tenha deficiência auditiva profunda, o som mais baixo vai de 95 dB, ou mais elevado. Leia mais sobre definição de perda auditiva.

Prevalência de deficiência auditiva

Deficiência auditiva está bastante difundida.

Se você fizer um teste auditivo, com um número grande de pessoas, logo perceberá que uma entre seis pessoas tem perda auditiva com mais de 25 dB. A definição perda auditiva é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e isso significa dizer que, cerca de 16 a 17 % de todos os adultos têm perda auditiva.

Muitos estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos têm investigado se as pessoas têm deficiência auditiva, e aproximadamente 10 a 11% delas responderam que acham que têm perda auditiva. E isso corresponde a cada 9 ou 10 adultos.

A diferença entre as duas cifras é que nem todas as pessoas, com deficiência auditiva, são cientes disso.

Quanto mais velho nos tornamos, maiores são as chances de termos perda auditiva.


Prevenção de deficiência auditiva

Exposição diária a ruídos está relacionada diretamente a riscos de prejudicar a audição. Nós somos expostos a ruídos diariamente. Por exemplo, quando usamos headphones, no trânsito, no cinema, em estádios, em lugares públicos, e no trabalho. Se o nível de ruído é muito alto, recomenda-se usar tampões de ouvido.

Consequências de deficiência auditiva

Deficiência auditiva pode ter várias consequências, e as implicações diferem de pessoa para pessoa. Mas a maioria das pessoas, com dificuldade auditiva, sofre de algum tipo de problemas sociais, psicológicos e físicos, como resultado de sua perda auditiva. Leia mais sobre as consequências de perda auditiva.

Crianças e deficiência auditiva

As crianças podem também experimentar perda auditiva. E perda auditiva  em crianças pequenas é normalmente causada por fatores genéticos, anormalias físicas no ouvido, ou pode também ser causada por enfermidades. Nas crianças mais velhas, especialmente  os adolescentes, problemas auditivos podem estar relacionados, com frequência, com exposição a ruídos. Leia mais sobre filhos com deficiência auditiva.


Tratamento de deficiência auditiva

Deficiência auditiva pode ser tratada, mas a audição não pode ser restaurada. Na maioria dos casos, perda auditiva é tratada com o uso de aparelho auditivo. Algumas perdas auditivas são tratadas com diferentes tipos de implantes, e cirurgias podem curar alguns tipos de perda auditiva condutiva.

Perda auditiva sensorioneural pode ser tratada, normalmente, com o uso de aparelho auditivo. Já a perda auditiva condutiva pode, com frequência, ser tratada com procedimento cirúrgico, ou através de remoção do entupimento auditivo. Em alguns casos, se faz necessário o uso de aparelho auditivo ou implantes. A perda auditiva súbita pode ser tratada imediatamente e o tratamento, com frequência, envolve  o uso de esteróides. Se você tem experimentado perda auditiva súbita, você deve procurar seu médico logo que possível.

Nenhum comentário: