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sábado, 15 de junho de 2019

 A educação e a inclusão: um retrato do país



Você sabia que a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação, tem uma cartilha que trata sobre o saber e práticas para a inclusão de pessoas com deficiência? Pois é. E esse material tem como premissa que todas as crianças são capazes de aprender. Não importando importa o grau de deficiência ou a sua severidade, absolutamente TODAS são consideradas capazes pela política de educação do país.

E quanto mais cedo são incluídas no mundo dos estudos, melhor. Isso porque, além do grau de comprometimento causado pela deficiência, a forma como cada deficiência afeta o aprendizado e o desenvolvimento da comunicação está associado aos estímulos que a pessoa recebeu ao longo da vida.

Se incluir é essencial para os deficientes múltiplos, um conceito importante é o da Educação Inclusiva. Ela tem como grande objetivo proporcionar maneiras de respeito e aprendizado mútuo para toda a sociedade em si. O resultados desse conceito mágico, quando aplicado com seriedade e comprometimento máximo nas instituições, é o desenvolvimento dos alunos com deficiências simultâneas. E o mais legal de tudo, é que não tem perdedor nessa história: os pais se sentem orgulhosos de verem e participarem da evolução de seus filhos e os profissionais ficam satisfeitos em mudar vidas.

Mas para chegar a um resultado satisfatório, algumas etapas devem ser seguidas. Para a inclusão de pessoas com deficiência, como poderá ser visto noscursos a distância, é necessário um acompanhamento multidisciplinar, que envolva ações integradas entre educação, saúde e família.

O professor tem um papel importante nesse processo de desenvolvimento. Ele deve estar atento às limitações e necessidades de cada criança para garantir sua participação nas atividades escolares. Não basta a criança com deficiência múltipla estar na escola, ela precisa participar.

A criança com deficiência pode estudar tanto em escolas especiais como em escolas do sistema regular de ensino. Porém, o artigo Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem, publicado em 2015, mostra para a inclusão ocorrer de forma plena ainda são necessárias algumas modificações tanto de atitude, quanto da estrutura dos centros de educação infantil.

Em relação à acessibilidade para deficientes nas instituições, foi constato no artigo científico a necessidade de mobiliários adaptados para execução de atividades e recursos tecnológicos que favoreçam a interação, a comunicação e a aprendizagem. Também foi identificada a necessidade de formação inicial e continuada do docente para fundamentar a prática pedagógica dos alunos com deficiência.

Por isso, estamos batendo sempre na tecla desde o início deste texto: os cursos EAD são importantes ferramentas de qualificação. O Enfoque Capacitaçãooferece oportunidade para isso Um dos cursos a distância é específico sobre o tema: o curso online Deficiências Múltiplas. Assim, com os cursos online com certificado será possível se aperfeiçoar para ser um agente promotor de uma educação mais inclusiva.


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